HOMEOPATIA
Carlos Lyrio
A Homeopatia no Brasil é uma Especialidade Médica incorporada ao SUS pelo Ministério da Saúde desde de 2006.
Surgiu na Alemanha no século XVIII após a publicação da exposição da doutrina homeopática através do livro "Organon da Arte de Curar" de Samuel Hahnemann. Ganhou o mundo e chegou ao Brasil em 1870 com o francês Benoit Mure.
Com a homeopatia surgiram muitas polêmicas no meio médico destacando-se o princípio da semelhança e os medicamentos com doses mínimas. Até nos dias de hoje perdura esse debate.
O fato é que a Homeopatia se sustenta por mais de 200 anos sem nenhum investimento da indústria farmacêutica em propaganda. Os médicos homeopatas não recebem visita de propagandistas de laboratório. Não existe nenhuma arena de futebol com o nome de um laboratório homeopático e nem carros de corrida estampados com logomarca de remédios. Ao contrário, milhões de dólares são investidos a cada ano para tentar acabar com a homeopatia. A única propaganda da homeopatia é o "boca a boca" de quem usou e se beneficiou. Dizem os entendidos que essa é uma das formas mais eficazes de publicidade devido à sua autenticidade e confiança. A homeopatia é a prova real dessa afirmação.
Eu me tornei homeopata porque fui curado pela homeopatia. E curei muita gente com a mesma homeopatia. A questão científica a respeito de como a homeopatia funciona é assunto para "cientistas" frustrados que não conhecem homeopatia e provavelmente não têm outra coisa para fazer a não ser tentar "aparecer" na mídia tentando denegrir a homeopatia. Já os médicos homeopatas de verdade não estão preocupados em dar explicações teóricas sobre o funcionamento da homeopatia. Esses devaneios ficam para os desocupados. Os médicos querem somente curar que é sua única e mais elevada missão.